Olá pessoinhas tudo bem? eu estou bem e com vcs?? tudo ótimo né??
hoje estamos fazendo uma postagem dessa coluninha do nosso blog. Todos sabem que sempre trazemos postagens felizes e com o intuito de alegrar vcs, mas a coluna "Como posso te ajudar?" é dedicada a contar um pouco mais da minha vida e de alguns problemas que enfrento e algumas maneiras que uso pra enfrentar e sair da bad.
Vamos trocar experiencias e tentar entender uns aos outros.
Se você não acompanhou a primeira postagem da coluna, não tem problema, basta clicar aqui para acompanhar a postagem!
No nosso tema de hoje, vamos falar um pouco sobre transtorno de aniedade, espero que essa postagem possa te ajudar!! não se esqueça de ler até o final!!
Como posso ajudar você?
Primeiramente, temos que entender o que é ansiedade. A ansiedade é a expectativa de uma ameaça futura caracterizada pelo sentimento de desconforto, em conjunto com a preocupação excessiva e também do medo. Ela pode ser leve ou grave e é bem difícil de controlar, pois atinge um alto grau de intensidade em poucos minutos. Além disso, pode durar muito tempo e, geralmente, está acompanhada de sintomas físicos.
Todas as pessoas, já se sentiram ansiosos em algum momento da vida. Isso é normal, entretanto, para algumas pessoas, como eu por exemplo, esse sentimento é mais frequente e intenso, prejudicando as atividades diárias. Isso nos limita e é uma sensação muito ruim.
Não se sabe ainda quais são as reais causas da ansiedade. Entretanto, pode ser compreendida entre as experiências vividas pela pessoa e que acabam por ser traumáticas, além de características hereditárias ou, até mesmo, um efeito colateral de algum medicamento que é tomado diariamente.
Sintomas da Ansiedade: podem ser variados, como: Os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, entretanto, quando se entra em estado de alerta, causado pela ansiedade, o corpo reage de maneira bem específica para a ansiedade.
Sintomas psicológicos
Alguns sintomas, embora não sejam sentidos na pele, são sentidos psicologicamente, são eles:
- Medo Irracional;
- Sensação de nervosismo, agitação ou de que algo ruim irá acontecer;
- Desejo de evitar coisas que provocam a ansiedade;
- Obsessões sobre certas ideias.
Sintomas Físicos
Embora grande parte dos sintomas da ansiedade sejam psicológicos, é possível sentir alguns sintomas físicos mínimos que podem passar despercebidos, são eles:
- Roer unhas;
- Aumento da frequência cardíaca ou dor no peito;
- Respiração rápida ou hiperventilação;
- Transpiração intensa e fria;
- Espasmos musculares;
- Fraqueza;
- Dificuldade em se concentrar;
- Insônia;
- Problemas digestivos ou gastrointestinais (diarreia, constipação);
Diagnóstico
A ansiedade pode ser difícil de diagnosticar e, em alguns casos, pode até mesmo ser difícil de diferenciá-las de outras doenças psicológicas, como a depressão. Por isso, procure sempre um médico psiquiatra, ou um terapeuta, se sentir que a ansiedade está atrapalhando sua rotina diária e causando-lhe sofrimento. Esse especialista irá procurar, antes de tudo, entender a origem das crises.
Alguns critérios do diagnóstico são:
- Preocupação excessiva durante a maioria dos dias, durante um período de, no mínimo, seis meses em relação a alguma atividade/evento;
- Preocupação difícil de controlar e bastante abrangente;
- Apresentar, pelo menos, três dos sintomas já relatados;
- Sintomas que causam sofrimento ou comprometimento em áreas importantes (social, profissional).
Tratamento
O tratamento para a ansiedade pode ser feito de duas maneiras:
- Terapia com um profissional especializado.
- Medicamentos que podem ser divididos em quatro categorias:
- Naturais;
- Ansiolíticos;
- Antidepressivos;
- Antipsicóticos.
Pode ser também que o profissional que for lhe atender resolva te medicar e, ainda, continuar com a psicoterapia, para a obtenção de melhores resultados. Infelizmente, minha ansiedade estava muito forte que acabei tendo que recorrer a remédios para tornar mais efetivo meu tratamento. Eu não queria ter que chegar a usar nenhum remédio, mas tive que recorrer a eles. Mas, ansiedade é muito séria, ativa muitos sistemas do corpo tornando-se uma imensa bola de neve. Todos os tipos de tratamento devem ser bem-vindos.
Espero que essa postagem tenha te ajudado nem que seja um pouquinho! obrigada por ler até o final. se você se sente mau, procure por ajuda! Eu tenho algumas dicas que eu uso na minha vida, que podem te ajudar, como, fazer exercícios, não tomar muita cafeína, tudo é bom, mas em excesso pode ser prejudicial à saúde, separar nem que sejam 10 minutinhos do seu dia para relaxar e o mais importante, procure sempre respirar profundamente! Siga sempre em frente!!! Obrigada por poder compartilhar a minha história aqui com vocês! um beijo, até a próxima e Como posso te ajudar?
Nenhum comentário :
Postar um comentário