24 de abril de 2018

Vai um amargo? Feliz dia do Chimarrão!

Olá pessoinhas do meu coração, como estão??
Eu estou muito bem, com muita saudade de todos vocês, queridos leitores que acompanham nosso bloguinho! 
Hoje faremos uma grande homenagem ao estado que eu amo de paixão e sua bebida mais amada! 
Estou falando do meu estado, o Rio Grande do Sul. pois, hoje, dia 24 de Abril, é comemorado o Dia do Chimarrão. A bebida, de origem indígena, é muito popular no sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. O ato de tomar um mate é muito maior do que simplesmente ingerir uma bebida: É um ritual símbolo da cultura gaúcha, uma tradição que une as pessoas. 

Engana-se quem pensa que o Chimarrão é popular apenas no sul do Brasil. A bebida é muito consumida também em outros países, como Uruguai e Argentina. Originária das culturas indígenas caingangue, guarani, aimará e quíchua, o mate foi logo incorporado no dia-a-dia dos imigrantes europeus que vieram para o sul do Brasil e de outros países da região dos Pampas, e se tornou um símbolo local.
A erva-mate chegou ao Rio Grande do Sul, transportada na garupa dos guerreiros daquela época. Desde então, o chimarrão se tornou um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul.
O chimarrão é servido em cuia e feito com erva-mate, sobre a qual se derrama água quente. Diz-se que gaúcho que é macho gosta do mate bem amargo, mas há quem misture açúcar. Também é muito comum colocar saquinhos de chá na erva, como cidreira ou hortelã, para adicionar um sabor especial. A bebida possui propriedades digestivas e estimulantes, mas não se recomenda tomá-lo antes do café da manhã, para evitar a gastrite. 
Então ta Tchê, essas foram as nossas homenagens para para o nosso querido chimarrão! Espero que tenham gostado dessa postagem, curtam e compartilhem nas nossas redes sociais, um beijo e até mais!! 
Imagem relacionada

Nenhum comentário :

Postar um comentário