24 de abril de 2016

Sunday Kawaii: Dia do Churrasco e do Chimarrão:

Olá pessoinhas, como vocês estão???
Eu estou muito bem!!!
Pessoinhas, muitas de vocês que acompanham o nosso blog, sabem que eu sou do Sul do Brasil, pois então a nossa postagem de hoje é muito especial para marcar esta data de 24/04 em que comemoramos o dia do Churrasco e do Chimarrão. Aqui nos sul, muitos começam a tomar o mate desde pequenos, muitas pessoas amam e respeitam esta linda cultura do Rio Grande do Sul, se vcocê sair nas ruas aqui no Sul, provavelmente não vai ver as pessoas com a vestimenta, a não ser que seja um dia importante ou que sejam pessoas que moram pro interior, mas mesmo assim, todos cantam com orgulho o nosso hino Rio-grandense. Muitas pessoas talvez não saibam, até mesmo eu a pouco tempo não sabia dessa data, mas eu quero mostrar um pouco que me interesso por essa rica cultura que o sul tem, então vamos lá:

No dia 24 de Abril comemora-se no Rio Grande do Sul, o “Dia do Churrasco e do Chimarrão”, instituído pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, institui o churrasco como "prato típico" e o chimarrão como "bebida símbolo" do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Conforme seu Art. 1º - Ficam instituídos o churrasco à gaúcha como o prato típico e o chimarrão como a bebida símbolo do Rio Grande do Sul.
Churrasco todo mundo sabe o que é, mas chimarrão, nem todos sabem, então aí vai um significado:

O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas quíchua, aymará e guarani. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado não apenas no sul do Brasil (estados do Paraná, Santa Catarina e principalmente Rio Grande do Sul), mas também em Mato Grosso do Sul (Pantanal), parte da Bolívia e em todo o Paraguai, Uruguai e a Argentina.
É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água.
Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".
Tem gosto que mistura doce e amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor verde, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos outros mais encorpados, vendidos a diversos preço
*Chimarrão também designa o gado que foge para o mato e torna-se bravo.
"Churrasco e bom chimarrão, fandango, trago e mulher. É disso que o velho gosta é isso que o velho quer..."

Gostaram de saber mais sobre churrasco e chimarrão?? Espero que tenham aprendido muito assim como eu aprendi!! Bem por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado dessa postagem!! Curta e Compartilhe nossas postagens e deixe o seu comentário, é muito importante para nós!! Um beijão e até mais!! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário